Esta página é parte integrante do site da AssuntoGrave Edições Musicais.

Clique aqui para conhecer nosso website!


"Clássicos da Música Popular Brasileira" - "Pela primeira vez, salvo erro,um conjunto de peças do cancioneiro popular brasileiro se expressa num Quarteto de Cordas ou de Arcos".                                              
O encarte inclui texto do musicólogo Vicente Salles

quarteto.jpg (20400 bytes)

Quarteto de Brasília - Ludmila Vinecka (Primeiro violino), Claudio Cohen (Segundo violino), Glesse Collet (Viola) e A.Guerra Vicente (Cello). Músicos convidados - Ricardo Vasconcellos (Contrabaixo) e Francisca Aquino(Piano) Arranjos - Ricardo Vasconcellos Partes de Piano - Francisca Aquino Harmonia p/Travessia - Renato Vasconcellos

 

  CDquart.jpg (16948 bytes)
Repertório: Aquarela do Brasil, Feira de Mangaio, Rosa, Chega de Saudade, Laura, A Banda,
Gente Humilde, Carinhoso, Felicidade, Garota de Ipanema, Brasileirinho, Anos Dourados,
No Rancho Fundo, Luiza, Vingança, Travessia e outros sucessos da MPB

 

Brasileirinho (Valdir Azevedo)

Valdir Azevedo(1923-1980), instrumentista desde pequeno, somente em 1945 teve oportunidade de ingressar em um conjunto profissional. Tocava cavaquinho no conjunto e dois anos depois, com a saída de Dilermando Reis, assumiu a liderança. Nessa época criou o primeiro choro, Brasileirinho, cuja parte inicial é quase toda dedilhada numa só corda. Nessa versão, o violino tenta fazer-se de bandolim(que tem a mesma afinação) e acompanha a melodia com acordes em pizzicato.

Brasileirinho for String Quartet gravado pelo Quarteto de Brasília

Brasileirinho p/Quarteto de Cordas

 

Feira de Mangaio (Sivuca & G.Gadelha)

Legítima representante do nosso mais puro xaxado, Feira de Mangaio nos revela a riqueza da sanfona  e suas habilidades, não só como melodista, mas principalmente como instrumento de forte carater rítmico. A sonoridade dos acordes formados pelas cordas até que tem a mesma consistência do som produzido pelo acordeão, mas é muito difícil reproduzir nas cordas a facilidade com que este instrumento realiza as síncopas e os contratempos. Exige-se do Quarteto bastante perícia e pleno domínio de arco em notas duplas. O violoncelo imita uma zabumba percutindo sobre o tampo do instrumento.

        Mangaio's Fair for String Quartet   gravado pelo Quarteto de Brasília

Feira de Mangaio p/Quarteto de Cordas (manuscrito)

 

Travesssia (Milton Nascimento)

O arranjo explora bastante o piano e o contrabaixo, como acompanhadores, deixando livres as demais cordas para uso melódico e contrapontístico. Um longo e virtuoso solo de piano foi escrito por Ricardo, em estilo de uma improvisação jazzística.

Travessia for String Quintet and Piano  gravado pelo Quarteto de Brasília, Francisca Aquino e  Ricardo Vasconcellos

Travessia p/Quinteto de Cordas e Piano