logomarca

Página
inicial

Quem somos

Entre em contato

Switch to English

O Contrabaixista

A Pianista

O Duo

Críticas

Catálogo

Encomendas

Links

Partituras

Serviços

CDs

     O Duo interpreta um repertório bastante variado:

         - Repertório Erudito tradicional do Contrabaixo, incluindo Sonatas do período Barroco, os principais Concertos
            compostos para o instrumento, a maioria das obras de G. Bottesini, repertório romântico e moderno, incluindo a
            música brasileira.
        - Inúmeras transcrições de obras de grandes compositores, como Beethoven, Brahms, Schumann, Rachmaninoff e outros.

        - Música Popular Brasileira, especialmente escrita em formato de Câmera.
        - Composições originais de Francisca Aquino e Ricardo Vasconcellos.

Francisca Aquino and Ricardo Vasconcellos, at Casa Thomas Jefferson, in Brasilia              Na temporada de 1999, o Duo apresentou recitais na Escola de Música de Brasília, Universidade de Brasília, Casa Thomas Jefferson, Universidades Federais de Goiás e de Minas Gerais, Proarte e Conservatório Villa-Lobos no Rio de Janeiro, Universidade do Missouri-Kansas, em Kansas City, Eua, e na Convenção de 1999 da Sociedade Internacional de Contrabaixistas, em Iowa City, Eua.
             Na Convenção da ISB, em Iowa, eles apresentaram o recital "Música Popular Brasileira p/Contrabaixo e Piano" para uma audiência muito especial que incluiu   contrabaixistas como Frank Proto, Klaus Trumpf, Diana Gannett, David Neubert, Tom Knific e outros. . Voce pode saber a opinião deles...!

O Duo na Escola de Música

O Duo tem apresentado também master-classes e workshops,  desenvolvendo temas como "Música Brasileira", "Repertório do   Contrabaixo", "Arranjos e Instrumentação", "Transcrições para  Contrabaixo e Piano" e outros

 speaker.gif (1520 bytes) Trecho do Andante da Sonata (opus 19) de S. Rachmaninoff

 speaker.gif (1520 bytes) Trecho de "O Trenzinho do Caipira" de H. Villa-Lobos


      
A  parceria entre Ricardo Vasconcellos e Francisca Aquino estende-se além dos limites da performance instrumental,incluindo vários trabalhos nas áreas de arranjo e composição. Entre 1990 e 2000, os dois produziram mais de 60 arranjos encomendados por instrumentistas e instituições as mais variadas.

      "Clássicos da Música Popular Brasileira" para o Quarteto de Brasília - Dezenove títulos da MPB, incluindo Tom Jobim, Sivuca, Chico Buarque, Gilberto Gil, Pixinguinha e outros.

      "Brasilianas" para Salomão Rabinovtz (violino) e Fernando Lopes (piano) - Cinco faixas para o CD do Duo, incluindo Gilberto Gil, Ernesto Nazareth, Dorival Caymmi, Pixinguinha e Caetano Veloso.

      "Música Popular Brasileira para Contrabaixo e Piano" - Doze títulos da MPB, incluindo Tom Jobim, Egberto Gismonti, Pixinguinha, Noel Rosa e outros. A série inclui uma versão especial do Trenzinho do Caipira, de H.Villa-Lobos.

       "Do Aço ao Clássico" - Encomendados pela Prefeitura de Volta Redonda, incluindo 2 arranjos para Orquestra de Cordas e 4 arranjos para Banda Sinfônica. Luiz Gonzaga, Chico Buarque, Egberto Gismonti, Baden Powell, Noel Rosa e Villa-Lobos foram os autores selecionados.

       "Legião Urbana Sinfônico" - Versões sinfônicas dos grandes hits da banda brasiliense, encomendados pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional/GDF para celebrar o lançamento do Memorial Renato Russo, em Brasília. Ricardo e Francisca participam do projeto com "Eduardo e Mônica" e "Quando o sol bater na janela do teu quarto".

        "Amazônia Viva" - Instrumentações para Solista, Coro e Orquestra Sinfônica, para obras de Cazuza(vinheta de abertura), Caetano Veloso(Um Índio) e Gilberto Gil(Se eu quiser falar com Deus). O programa foi transmitido ao vivo pela Rede Manchete. As obras foram interpretadas pelos próprios Caetano e Gil, acompanhados do Coro e Orquestra Ópera-Brasil, sob a regência de Sílvio Barbato.

        "Brasília Ano 30" - Orquestrações de obras de compositores brasilienses, encomendadas pela OSTN, para o lançamento do disco comemorativo dos 30 anos de Brasília.

        "Cerimonial do Itamaraty" - Desde 1990, o Duo tem produzido arranjos e adaptações de obras de autores de várias nacionalidades, que são apresentadas aos Chefes de Estado recebidos oficialmente pelo Presidente da República, no Palácio do Itamaraty. Vários títulos da música argentina, paraguaia, uruguaia, norte-americana, boliviana e outras.


        Em setembro de 1999, a obra intitulada "Gosto de Brasil", de autoria da dupla, foi lançada pela Editora Ludwin Music, da Califórnia, em sua versão para Contrabaixo e Piano. Os autores publicaram ainda várias outras versões da obra para solistas variados (violino, viola, cello, flauta, oboé e outros) cuja receptividade por parte de grandes músicos tem sido excelente. "Gosto de Brasil" já é executada dentro e fora do Brasil por músicos como: Beth Ernest Dias, Celso Woltzenlogel, Naílson Simões/Maria Teresa Madeira, Mike Tracy (saxofonista norte-americano) e outros. Ludmila Vinecka (violino) e Elza Kazuko (piano) já gravaram a obra, que será lançada no próximo CD do Duo (Música Brasileira para Violino e Piano). Entre outros, os compositores estarão ao lado de Villa-Lobos, Claudio Santoro e Camargo Guarnieri.
        O percussionista Arthur Lipner, editor e distribuidor da Mallet Works Music, recentemente incluiu tres de nossas obras para Marimba e Piano em seu catálogo: A Taste of Brazil, Santa Teresa e Beira-Mar.