AssuntoGrave

Página
inicial

Quem somos

Entre em contato

Switch to English

O Contrabaixista

A Pianista

O Duo

Críticas

Catálogo

Encomendas

Links

Partituras

Serviços

CDs

Francisca Aquino
Álbum de Família                                               e-mail   email1.gif (10877 bytes)

       Professora da Escola de Música de Brasília, pianista e arranjadora.
      Como pianista foi aluna de Wanda Amorim, em cuja classe concluiu o Bacharelado pela Universidade Federal de Goiás, em 1979. Em 1995 concluiu o curso de Licenciatura em Música, pela Universidade de Brasília. Participaram ainda de sua formação os professores Carl Seeman, Luiz Medalha e, posteriormente, Luiz Carlos de Moura Castro.

 
     Ainda na UFG, teve a oportunidade de estudar com o Maestro/Compositor Camargo Guarnieri. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento em piano, a saber: Interpretação Pianística (Bruno Seildhofer/1971); Curso de Alta Interpretação Pianística (Magdalena Tagliaferro/1972); Didática do Piano (Souza Lima/1970); com o professor Sebastian Benda (UFMG/1973 e Curitiba/1975); 13th International Course of Musical Interpretation, em Girona/Espanha (Luiz Carlos de Moura Castro/1996). Realizou ainda vários cursos nas áreas de Estruturação Musical (Krzysztof Meyer), Apreciação Musical e Acústica (Conrado Silva), Harmonia e Improvisação (Sérgio Vasconcellos Correa, Nelson Faria e Ian Guest) e Música de Câmera (Jorge Kiszely).
 
     Como camerista já se apresentou ao lado de artistas como Inacio de Nonno, Luiza Sawaya, Odette Ernest Dias e Mariana Salles. Atuou como pianista acompanhadora: nos Cursos Internacionais de Verão da EMB (1994 a 1997); em várias master-classes de músicos como Christian Vander Borght (Bélgica) e Hans Roelofsen (Holanda); junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com os Maestros Henrique Morelembaum e Luiz Malheiro. Em 1996 foi convidada a participar, como pianista acompanhadora, do II Curso Internacional de Música de Vilaller, na Espanha.
 
     Em duo com a flautista Beth Ernest Dias    tem realizado, desde 1990,  um intenso trabalho camerístico, dando ênfase à divulgação da música brasileira contemporânea, apresentando recitais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. O duo gravou  o CD "A Inúbia do Cabocolinho", com repertório de música brasileira e portuguesa do século XX. Em novembro de 2000, o referido CD foi selecionado pelo Instituto Cultural Itaú para o projeto Rumos - Vertentes da Música Brasileira.
 
    Com o contrabaixista/arranjador Ricardo Vasconcellos já apresentou uma diversidade de recitais que incluem obras de todos os gêneros e épocas e desenvolveu vários projetos nas áreas de arranjo e composição:
- CD  "Clássicos da Música Popular Brasileira" do Quarteto de Brasília;
- CD "Brasilianas" de Salomão Rabinovitz e Fernando Lopes;
- arranjos de MPB para Orquestra de Cordas e  Banda Sinfônica de Volta Redonda/RJ, e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro;
- atuação como pianista e arranjadora em diversos eventos musicais oferecidos pelo Presidente da República a Chefes de Estado Estrangeiros, no Palácio do Itamaraty;
- produção de versões camerísticas (contrabaixo e piano) de clássicos da MPB, tendo apresentado, sob o patrocínio do Ministério da Cultura, o recital "Brazilian Popular Songs for Double Bass and Piano" na Convenção da International Society of Bassists, realizada em Iowa City (EUA) em junho/99.

     
Tem apresentado diversos recitais divulgando a música brasileira junto a organismos internacionais como a Casa Thomas Jefferson, a Comissão Fulbright no Brasil e as Embaixadas de Portugal, Suécia e EUA.
     Sua composição "Gosto de Brasil" ("A Taste of Brazil") foi publicada pela Ludwin Music, Califórnia, e recentemente gravada pelo Duo Ludmila Vinecka (violino) e Elza Kazuko Gushikem (piano). A editora "MalletWorks Music", Connecticut, é distribuidora exclusiva de suas obras para percussão.

 
   Recentemente excursionou pela Europa, Américas Central e do Sul, com o Grupo "Solo Brasil", tendo apresentado o espetáculo "Uma Viagem através da Música do Brasil" em Hannover, Caracas, Havana, Cidade do México, Mérida, Tajin, Kingston, Nassau, Buenos Aires, Montevidéu e Assunção, sob os auspícios do Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores.
      Em outubro de 2000 apresentou-se, com a flautista Beth Ernest Dias, em uma série de recitais e master-classes sobre música brasileira nas Universidades de Kansas (Lawrence, KS), Western Michigan (Kalamazoo, MI), New School University e City College (New York, NY). O projeto teve patrocínio da Comissão Fulbright.
      Em outubro de 2002 sua obra "Sweet Suite" recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Composição promovido pela International Society of Bassists.